São Paulo realiza a Conferência Estadual Livre e Democrática de Assistência Social de São Paulo

São Paulo realizou a II Conferência Estadual Livre e Democrática no dia 16 (sábado), organizada pelo Fórum dos Trabalhadores/as do Sistema Único de Assistência Social de São Paulo (FETSuas-SP).


A conferência contou com a participação de 120 pessoas, que debateram, de modo central, os impactos negativos das contrarreformas e do neoliberalismo nas políticas sociais, o que compromete o acesso da população aos direitos. Além disso, a professora e pesquisadora, Maria Carmelita Yasbek, que integrou a mesa de análise de conjuntura, ressaltou as mudanças de gestão do país e o desfinanciamento das políticas sociais em curso.


O tema da Conferência seguiu o tema nacional: “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”, com aprofundamento nos os eixos de debate que trataram do Controle Social, do Financiamento Público e do Direito à Assistência Social.
No momento de abertura os representantes das entidades que integram o FETSuas-SP reforçaram a importância deste espaço de participação. Para Kelly Mellati, conselheira presidenta do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo – 9ª região (CRESS-SP), “essa conferência é um convite e uma convocação para que a gente pense o processo de conferência de outra forma, desburocratize as nossas ações, torne mais acessível a prática no interior da Política de Assistência Social, a luta por direitos e o significado que essa política tem na vida das pessoas, na proteção que estabelece no cotidiano e na vida delas. Esse é o nosso dilema e a tarefa para nós, que somos sujeitos deste tempo. Temos a opção de ‘passar batido’ por essa tarefa ou carregá-la como nossa responsabilidade política”.


Patrícia Ferreira da Silva, conselheira e vice-presidente do CRESS-SP, abordou os ataques às lutas e defesas da classe trabalhadora. Para ela, “precisamos saber quais são nossos meios de luta para utilizá-los como resistência, pois a participação social é essencial para o controle social”.
A conferência contou com um mural e uma tribuna livre, que explicitou as manifestações das ideias e registros de todos presentes no evento, visando o fortalecimento das lutas sociais conjuntas.

RUMO A CONFERÊNCIA NACIONAL DEMOCRÁTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2019!

Clique, saiba como participar do Financiamento Coletivo Nacional

Acompanhe a CNDAS nas mídias:
Instagram
Facebook
Twitter

Frente em Defesa do SUAS!

Os comentários estão encerrados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora