Minas Gerais realizou sua XIII Conferência Estadual de Assistência Social

O Estado de Minas Gerais realizou sua Conferência Estadual nos dias 18 e 19 de novembro, em Belo Horizonte. A realização foi feita pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), juntamente com a Sedese.

O tema central da Conferência foi: “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”. O objetivo foi avaliar o Sistema Único de Assistência Social e deliberar ações fundamentais, considerando o momento de impactos da crise financeira da União, estados e municípios.

Na abertura, estavam presentes cerca de 700 delegados eleitos nas etapas regionais e mais 100 convidados, entre eles, gestores de Assistência Social e representantes de entidades e conselhos municipais.

A 13ª edição da Conferência tratou da situação dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social e definiu diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema, contando com a participação dos representantes dos Fóruns dos Trabalhadores e usuários do SUAS (FETSUAS, FEUSUAS, Congemas e Associação Mineira de Municípios).

Entre os eixos definidos para debate destacam-se: “Os desafios na consolidação do Suas frente aos impactos da crise financeira da União, estados e municípios”; “A Reforma da Previdência”; “A Rede de Proteção do Suas e a relação com os órgãos de garantia de direitos” e “Democracia Participativa, Controle Social e Protagonismo do Usuário do Sistema”

Rodrigo Silveira e Souza, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social reforçou a Conferência como um espaço para debater sobre o fortalecimento do SUAS.

José Crus, Secretário de Assistência Social de Belo Horizonte e vice presidente do Congemas, destacou o cenário de grandes retrocessos na conjuntura nacional. Para ele, os impactos da Emenda Constitucional n. 95/16, das reformas trabalhista e previdenciária, se dão na população, afetam os municípios. É preciso enfrentar coletivamente este cenário é estamos fazendo isso nacionalmente. É preciso defender o Suas, os direitos, a democracia.

Ao final do segundo foram definidos os representantes do estado que irão à CNDAS nos dias 25 e 26 de novembro.

RUMO A CONFERÊNCIA NACIONAL DEMOCRÁTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2019!

Clique, saiba como participar do Financiamento Coletivo Nacional

Acompanhe a CNDAS nas mídias:
Instagram
Facebook
Twitter

Frente em Defesa do SUAS!

Os comentários estão encerrados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora