Maranhão realizou sua XIII Conferência Estadual de Assistência Social

A XIII Conferência Estadual de Assistência Social do Maranhão ocorreu nos dias 12, 13 e 14 em São Luís. O objetivo do evento foi avaliar, refletir e traçar diretrizes para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de forma coletiva, com a participação de usuários, trabalhadores, gestoras e demais profissionais ligados à assistência social.

O evento tem caráter deliberativo e avaliou a Política de Assistência Social com o intuito de ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários do sistema, sobretudo dos idosos.

De acordo com Margarete Cutrim, secretária adjunta de Assistência Social do Estado, a mística, realizada na abertura da Conferência, representava a diversidade de públicos de segmentos da política de Assistência Social, em situações diferentes. Nesse momento, ocorreu a protagonização dos usuários em defesa do SUAS, com faixas e cartazes que afirmaram a importância do sistema. Além disso, foram distribuídas fitas coloridas, monstrando a diversificação da assistência social na sociedade.

A programação contou com a palestra magna: “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, proferida por Márcia Helena Carvalho Lopes, professora de pós-graduação nas áreas de Administração Pública, Gestão de Políticas Sociais e Políticas Setoriais.

O Lançamento do Livro “Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Norte e Nordeste: realidades e especificidades”, escrito por Maria Ozanira da Silva, também foi um ponto importante do dia. O livro fez uma análise da implementação do SUAS nas regiões Norte e Nordeste do país, resultado de uma pesquisa realizada por Maria Ozanira.

No dia seguinte, pela manhã, a professora Ozanira fez uma apresentação dos resultados do livro, em relação ao Maranhão, Ceará e Pará. Na continuidade, foram trabalhados os sub-eixos do evento, cada turno com um painel e explicação dos temas com trabalhos em grupos.

Por fim, no último dia ocorreu a Plenária Final com a aprovação dos representantes do Estado que irão a CNDAS, juntamente com as preposições.

RUMO A CONFERÊNCIA NACIONAL DEMOCRÁTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2019!

Clique, saiba como participar do Financiamento Coletivo Nacional

Acompanhe a CNDAS nas mídias:
Instagram
Facebook
Twitter

Frente em defesa do SUAS!


Os comentários estão encerrados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora