Amapá realizou sua Conferência Estadual de Assistência Social

O estado do Amapá realizou sua Conferência Estadual nessa sexta-feira (8), convocada pelo Conselho Estadual de Assistência Social, e realizada pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social.

A Conferência teve como tema central: “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”, tratado em três eixos.

O Estado definiu 12 propostas de formulação das políticas públicas socioassistenciais até os próximos dois anos. Das doze, seis foram formuladas nas Conferências Municipais e aprovadas no evento. As outras seis, foram definidas para o Ministério da Cidadania.

Uma das propostas foi a garantia da formação continuada para conselheiros e trabalhadores municipais e estatuais do SUAS. Além dessa, a garantia da estrutura física adequada com suporte técnico e logístico para órgãos de controle social, entre outras.

A Conferência magna foi realizada pela ex Ministra de Desenvolvimento Social do Governo Lula Márcia Lopes, que abordou o tema central e fez um comparativo com dados do IBGE, mostrando que quase 540 mil pessoas do Amapá estão inseridas no Cadastro Único. Ressaltou a importância da Política de Assistência Social e estratégia no enfrentamento à pobreza, na redação das desigualdades, de modo conjunto com demais políticas. Daí a importância de uma luta social contra os desmontes no cenário atual.

Aldenora Gonzáles, é a primeira usuária a se tornar presidenta do Conselho Nacional de Assistência Social, representando o Amapá e a Região Norte. A presidente afirmou que “o comprometimento do poder público e dos usuários é essencial e devemos fortalecer

“Sabemos que todas as outras políticas das áreas da saúde, educação, segurança, habitação, são todas fundamentais. Porém, precisamos garantir que a política de assistência social esteja muito bem fortalecida para que todas as outras funcionem”, concluiu Aldenora.

Os/as representantes da região participarão da Conferência Nacional Democrática de Assistência Social de modo a dar visibilidade à realidade do estado e da região e fortalecer as ações em Defesa do Suas e da Democracia.

Fotos: Maksuel Martins e divulgação.


Clique, saiba como participar do Financiamento Coletivo Nacional

Acompanhe a CNDAS nas mídias:
Instagram
Facebook
Twitter

Frente em defesa do SUAS!

Os comentários estão encerrados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora